Como conseguir ler mais?



Possivelmente em algum momento de sua vida, devem ter passado pela sua cabeça pensamentos como: "preciso ler mais rápido", "acho que não leio muito" ou "quero ler todos os livros do mundo". É perfeitamente normal isso acontecer, nossa rotina acaba sendo tão corrida que as vezes falta um tempinho para a leitura.


Infelizmente você não vai conseguir ler todos os livros do mundo (muito menos eu), mas trouxemos umas dicas para te ajudar a ler um pouquinho mais. Vamos lá?


01 - Descubra o seu melhor horário de leitura


Isso é algo muito pessoal e que cabe somente e apenas a você descobrir, algumas pessoas gostam de ler antes de dormir, outras durante a manhã e algumas após o almoço (sou desse time). A grande diversão é ir testando diversos horários até achar um em que possa relaxar e se concentrar no que estiver lendo.


02 - Desligue o celular

Saudades do tempo que a única distração do celular era jogar o jogo da cobrinha né minha filha? Hoje em dia é praticamente impossível viver sem um celular com acesso a internet e isso acaba interferindo muito em tudo que fazemos, as notificações são como armadilhas que fatalmente nos prenderão por alguns minutos, por vezes horas. Então quando for ler, desligue o celular e o mantenha longe (se você tiver preguiça de levantar como eu, funciona horrores).


03 - Carregue sempre um livro


A gente nunca sabe quanto tempo podemos ficar presos no trânsito ou esperando por alguém, na dúvida tenha sempre um livro contigo e garanta menos minutos de impaciência. Caso leia no transporte público, preste atenção para não perder sua parada.


04 - Faça um planejamento de leitura


Achou que fugiria do Excel? Achou errado! Sim, o Excel pode nos ajudar a ler mais. Como? Que tal fazer uma planilha com todos os livros que pretende ler num mês e estipular uma quantidade de páginas (ou porcentagem, se você estiver lendo um e-book), é uma forma simples de se policiar e entender os seus hábitos de leitura.


05 - Leia diferentes livros ao mesmo tempo

Para alguns isso pode parecer loucura, mas não, realmente funciona. Quando você lê diversos livros ao mesmo tempo, não corre o risco de se entediar em partes mais lentas da história além de explorar diversos universos fictícios ou experiências reais. Eu tenho o costume de mesclar livros técnicos (galera do design me add) com calhamaços clássicos e livros novos que descubro por aí.


06 - Vá a eventos literários


Que sejam virtuais igual a Sevai, afinal a pandemia ainda está aí e não é hora de se descuidar. A Sevai 2021 será ainda maior que a edição passada, ela é uma ótima oportunidade para você descobrir diversos autores e se jogar em histórias completamente novas, prepare-se que em setembro muitas lives e autores incríveis lhe aguardam.


Caso você tenha alguma dica infalível e que não foi citada aqui, não guarde só para si espalhe-a nos comentários!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • icone-facebook
  • icone-instagram
  • icone-twitter

Sevai 2021 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Acrônimo Estúdio

JMV Editora - CNPJ 30.223.419/0001-73 - Rua Professor Pedreira de Freitas, 1384 - Tatuapé, São Paulo - SP,  CEP: 03312-052